sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Aniversário de Maceió

Ontem (10/12/2011), pra variar, foi aniversário da minha cidade natal, Maceió e eu estava na Câmara dos Vereadores porque meu pai iria ser homenageado.


Na verdade, eram homenageados os cidadãos honorários que influenciaram e influenciam na música nordestina, principalmente a de Alagoas. Os atuantes, claro.

~ estou escrevendo enquanto ouço a Rádio Vlogs. ~

Meu pai foi sempre muito ligado com os forrozeiros da cidade, sempre ajudou o pessoal e à algumas outras pessoas públicas não tão atuantes na música.

Quanto ao evento, só tenho elogios, muita cultura, literatura, história, saudosismo sim, e uma resumida biografia de alguns. Pá. Várias pessoas importantes na música nordestina - aah, uma crítica que vem disso, só lembraram da música nordestina e esqueceram de outros músicos geniais que temos aqui, como o Ricardo Lopes, o pessoal do Blues Mascavo, Amanda Lima ou o grande Baigon.

Foto, Plenário Vereador Galba Novaes de Castro.

Estavam lá, Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Xameguinho (sanfoneiro, um dos melhores), Djair (que não foi homenageado, mas é o melhor músico para turistas de Maceió), Eliezer Setton e outros gigantes.

O prefeito Cícero Almeida não me reconheceu até meu pai dizer que era realmente eu; já fazia cerca de dois anos que não falava com ele e, realmente, mudei. Conversei um pouco com ele, com alguns locutores de rádio que já faz, também, um certo tempo que não vou nos seus respectivos programas, mas prometo que vou em breve, e com uns cantores e instrumentistas.

O Galba Novaes Filho, conversou bastante, mostrou que tinha um tanto de vivencia com os músicos, deu oportunidade para alguns vereadores mostrarem algumas citações e biografias de músicos, citados acima, e depois de premiar, em especial, alguns deles, partiu para premiar a maioria, entre eles, meu pai. Nessa hora eu já estava em casa porque estava desde quinta sem comer e com uma dor de cabeça infernal. Sem falar que tava bem apertado lá. Se eu ficasse mais dez minutos ali, minha omoplata partiria em doze pedaços!

Só de lembrar disso, já vem arrependimento: Eu estava lá sentado, de boa na lagoa comendo broa com sete coroas, quando uma moça alertou que os acompanhantes deveria subir para uma sala separada que tinha ar condicionado.

Nossa, aqui também têm. - Pensei.

Lembro que uma senhora, que tinha aproximadamente uns 37 anos, concordou em ficar lá comigo. Eu disse que sim, mas que se necessário, sairia. Depois que a dor no ombro apertou eu olhei pra cima, em direção à sala, e vi que tinha umas moças bonitas, conversando tranquilamente, COMENDO TIRA-GOSTO!

Por que eu sou tão desobediente assim? Lição do dia, certo?

Aí, eu peguei o carro e fui pra casa, assisti o resto do evento pela televisão. Depois fui trazer meu pai de volta pra casa e assisti Thor com a família (pai, mãe e cachorro). A Elba Ramalho fez um show gratuito com Los Borrachos Enamorados e Galã do Brega para celebrar, também tinha um espaço para os demais civis verem as homenagens.

“Recebemos hoje uma injeção de ânimo para nós, nordestinos, que levamos nossa rica cultura para os quatro cantos do país. Não podemos nos curvar nunca para os demais regiões, pois o Nordeste também é Brasil”. - Petrúcio Amorim, presente na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário