quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sobre a Maconha


Legalize já? leia abaixo ↓

Véi, na boa, véi, eu fico  um pouco irritado (como o Maradona fica ao descobrir que só tem três quilos de cocaína na dispensa) quando vejo um cara qualquer dizer que é melhor fumar maconha porque tem milhões de neurônios do que beber porque só tem um fígado com uma convicção tão absoluta que deixaria os peritos do CSI se achando analfabetos funcionais. Eu tenho uma coisa pra falar pra um cara desse:
NEURÔNIO NÃO FAZ MITOSE, SEU ANIMAL!
O que volta àquele meu pensamento de que as pessoas aceitam tudo de maneira muito passiva. Sobre isso eu escrevi nesse texto aqui. Eu já estou escrevendo aqui pegando ar, como diria minha professora de sociologia. Como um cara aceita uma afirmação assim tão fácil e repassa sem ter meio pingo de curiosidade em saber se isso tinha alguma veracidade? Neurônios é ensinado no primeiro ano do ensino médio, embora eu ainda acredite que no ensino fundamentar as tias mencionem algumas características deles.

Quero também deixar claro que eu não estou aqui para tentar arrogar o direito de ninguém se drogar, tanto que eu acho que a tentativa de ficar débil, em sensações demudadas, fugir da realidade é algo, vamos dizer, "natural" do homem. Você vê isso nas culturas primitivas, pré-históricas. Como exemplo os rituais indígenas das tribos brasileiras. Eu também sei que no fundo desses rituais havia um motivo religioso (isso me faz lembrar do santo daime. Coincidência?) cuja função era/é evocar os deuses particulares da tribo para ajudar na cura dos enfermos ou uma simples oferenda de gratificação. Não custa lembrar que era o pajé o responsável pelos chás que atuavam na cura, cicatrização e também na melhor comunicação com o mundo espiritual.

Eu sou muito a favor da liberdade individual, Sociedade Alternativa Rauseixística na veia, cada um deve decidir por si. Só para isso necessita-se de um belo grau de instrução, óbvio. Só para deixar isso bem claro, se fosse o caso de liberar o uso de qualquer droga, deveria existir um controle médico. É como já dizia Voltaire:
Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las.
Quanto a maconha, o que eu percebo é que os seus usuários, em maioria, querem ver a droga como uma erva medicinal. Meu pai me contava que no tempo de minha avó os mais velhos cultivavam essa erva para fazer chá, sim, chá, não era para fumar. Esse chá era dado exclusivamente às mulheres que entravam em trabalho de parir menino e ao chá era dado a missão de acalmar e aliviar as dores de uma mulher ofegante suando mais que uma mangueira.

Eu não tenho um estudo bioquímico em mente ou em mãos para dizer se isto de fato ocorre, embora suspeite que realmente ocorra, mas, mesmo assim, não acho que seja papel da maconha curar a depressão ou tomar para si o lucro do dono do tylenol. Já pensou se maconha fosse usada como prevenção de cólica? Gasta um tempo imaginando isso e depois de gargalhar volta pro texto, vai.


A verdade é que todo viciado sente-se melhor quando está no vício. Tô errado? Seja um alcoólatra apreensivo que se acalme quando o chá branco chegue no balcão do bar ou um nerd que pensa ser sociável por abrir uma guilda no World of Warcraft. Ambos se acalmam no vício. Tá, o exemplo do nerd não apresenta nenhuma perturbação mental, eu tô interpretando este infeliz, porém humorado, exemplo como apenas uma confusão sobre questões sociais. Só eu estou me achando dispersivo hoje? dorgas

É só botar na cabeça que maconha não é tabaco e não há nenhuma comprovação científica no uso terapêutico, embora haja, sim, algumas substâncias em sua estrutura usada para esses efeitos (terapêuticos), mas não há terapia na tragada. Okay?! Drogas não são chá de boldo, nem chá de boldo é remédio, consulte um médico se quer se tratar, se quer se sentir feliz, procure companhia, se você for um sociopata, compre um Nitendo Wii!

Esse texto não ficou com a cara séria que eu estava pensando no começo. Acho que estou levando essa coisa de informalidade muito a sério. E você, leitor, qual sua opinião? Alguma dica, crítica, insulto ou cantada? Deixe aí nos comentários, é de graça.
Será cobrado uma valor fixo de 0,35 centavos mais taxas estatais direcionados a lares de ajuda a órfãos.


E como eu ia esquecendo do principal? Afinal, não se pode falar em maconha sem citar o grande Bob Marley. Pronto já falei. Obrigado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário