terça-feira, 27 de março de 2012

Trânsito

Bem, amigos, se tem uma coisa que me deixa absurdamente irritado, com certeza, é nego apelando no Dragon Ball Budokai Tenkaichi. Além disso, o trânsito de Alagoas é uma obra demoníaca com muitos adeptos fieis, isso me deixa num estado FFFFFUUUU. Você lerá neste texto minha vingança escrita aos delinquentes motorizados.


Já dizia padre Cícero que o que mais mataria na história seria a Cobra Preta. Se o leitor for perspicaz, associará facilmente o asfalto à Cobra Preta; oras, em dez anos o número de jovens mortos em acidentes de trânsito cresceu 30%, e isso é jovem pra caramba. Considere que uma pessoa é considerada jovem até seus 20 anos de idade e veja este gráfico abaixo.


Um levantamento divulgado pelo Ministério da Justiça, mostra que o número de óbitos por acidente de trasporte passou de 30.997 em 1998 para 39.211 em 2008. O aumento, de 20,8% é levemente superior ao crescimento populacional brasileiro no mesmo período, de 17,2%. Ou seja, é jovem que morre pra burro.

Eu soube ontem que uma conhecida minha sofreu um acidente de moto junto com o primo, e o que aconteceu com eles? Ei-la aqui a resposta:
"Ele perdeu massa encefalica, está com o cérebro inchado ainda e quebrou o femur, e ela perdeu 10 dentes fora alguns que quebrou, quebrou nariz, ossos da face, maxilar e fora os arranhões" - fonte anônima.
E isso é só um aperitivo comparado a situação do meu humor quando dirijo. Não vou mentir, não crio este texto para mostrar o quão inseguro é o trânsito local e nem para protestar por paz nem nada dessas chatices. Só venho, através desta, xingar esse pessoal retardado que encontro dirigindo por aí, quando estes poderiam ocupar o tempo morrendo, por exemplo. Digo e não me arrependo.

Não sei como é a situação em outros lugares, países, estados, mas aqui em Alagoas as pessoas são muito egoístas no trânsito. Só que o problema é que as vias não são privadas, existem regras de conduta para um agradável deslocamento dos motoristas, motociclistas, pedestres e animais.

Em algumas manhãs quando vou a UFAL eu opto ir por Bebedouro, a vantagem é que só tem dois semáforos e as desvantagens são que só apresenta uma faixa, mão dupla e é um deslocamento pouco maior. Mesmo assim é interessante a proposta de não parar em nenhum semáforo, ou pelo menos em um apenas. Quando chego perto de um colégio (que não lembro o nome) há uma ladeira um tanto ingrime, mas dá pra subir tranquilo, mesmo com meu 1.0. Só é preciso um pouco de embalo que dá pra subir e colocar quarta marcha perto do topo. Continuando com o problema, muitos motoristas morde-fronha não sabem reduzir marcha em ladeira ou são deficientes psicomotores. Atrapalham o trânsito, geram fila, precisam usar a primeira marcha, e o mais grave, irritam a mim!

Não só isso, mas a mão oposta sempre, repito, sempre está congestionada no horário que passo por lá (aproximadamente 6:45) e os integrantes deste congestionamento se acham no direito de fazer fila dupla na porra de uma faixa amarela contínua. Não esqueci das motos que pensam que sou babá delas e tenho sempre que evitá-las. Espera, vou dedicar um parágrafo às motos.

Motociclistas, meus amigos, vocês devem andar entre as faixas e não andar sobre as faixas. Vocês devem apenas ultrapassar sobre a faixa tracejada quando o tráfego de veículos estiver parado. Vocês não devem ultrapassar pelo acostamento ou pelo meio fio. É dever de vocês manter as lampadas em funcionamento. E, por favor, usar coiote é ser muito maloqueiro - sim, evite ser desordeiro/maloqueiro -, pra quê diabos vocês querem simular um tiro com o escapamento? Pra fazer medo? Tire o capacete, pô.


E se o leitor gosta de velocidade, eu não me importo com o quão rápido queres descrever teu trajeto, desde que tomes as medidas padrões de segurança. Ligar setas já é um bom começo e muito importante. Se você acha tem certeza que controla bem teu veículo e não põe ninguém em risco, siga sua viagem do jeito que quer. Não estou dizendo que devas exceder o limite de velocidade, não. Só não vou impedi-lo.

Colocar um conselho? Liguem sempre as setas, é importantíssimo demonstrar seus interesses no trânsito, sempre lembrem que não se dirige só. E é só isso, uma reclamação um tanto genérica. Não vou mentir que a princípio quis xingar todos os filhos da puta imprudentes que são egoístas o suficiente a ponto de achar que os interesses deles são mais importantes que os alheios, que a pressa dele é maior que a alheia et cetera.

Fontes de dados:
http://www.portaldotransito.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário